Pular para o conteúdo principal

Mitos, verdades & curiosidades sobre o café

Semana Internacional do Café (SIC) 2019 será realizada entre 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e vai reunir todos os atores do setor cafeeiro

As curiosidades sobre o mundo do café – e, claro, as dicas de como preparar uma boa e fumegante xícara da bebida – estão na pauta da Semana Internacional do Café (SIC) 2019, que ocorre entre 20 e 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento contará com 25 atividades simultâneas, entre seminários, workshops, cursos, campeonatos e cuppings (provas de café) e o concurso Coffee of The Year, que vai indicar os melhores cafés brasileiros, nas categorias Arábica e Canéfora.

Veja alguns mitos, verdades e curiosidades sobre o cafezinho nosso de cada dia.

Coar café no coador de pano ou de papel influencia o sabor na xícara?
Sim, faz diferença, segundo a engenheira de alimentos e especialista em cafés, Eliana Relvas. “O coador de pano tem uma trama mais aberta que permite a passagem de componentes que trazem corpo ao café. Enquanto o filtro retém essas substâncias e também deixa a bebida mais translúcida. Os dois métodos são bons, mas o coador de pano precisa ser higienizado e depois de um tempo deve ser trocado. O filtro é descartável e mais simples de usar”, diz. E você, prefere usar o tradicional de pano que sua avó tinha ou o de papel?

É verdade que não devemos deixar a água ferver, pois nesse ponto de calor ela ‘queima’ o pó do café?
Para responder a essa pergunta, fomos atrás da engenheira de alimentos com especialização em cafés e consultora do varejo há 15 anos, Eliana Relvas. Ela explica que a temperatura da água é importante para poder extrair os componentes presentes no pó de forma mais adequada. “Café feito com água morna, por exemplo, fica subextraído. Então, o início da fervura, em torno de 90º C, é a temperatura ideal. Recomendo usar água mineral para fazer café, preferencialmente a que tem sais minerais. A água da torneira, em determinados lugares, tem muito cloro, o que altera o sabor da sua bebida.

Coado ou espresso?
Quando você vai a uma cafeteria, pede um espresso ou um coado? Sabe quais são características que os diferenciam, mesmo se eu usar a mesma quantidade de pó?

Espresso é feito com mais pressão, por isso maior concentração do sabor no paladar. Já o café filtrado ou coado é feito apenas pelo peso da água quente pelo pó de café. “Além dessas diferenças, quem preferir uma bebida mais forte, pode fazer no coador de pano e deixar mais tempo de contato entre o pó e a água”, diz a especialista em cafés e consultora do varejo há 15 anos, Eliana Relvas.

Meu café vai ficar mais gostoso seu eu passar uma água quente na garrafa primeiro? 
A resposta é ... sim! A técnica, bem antiga e adotada por nossas avós, é indicada também para usar nas xícaras, no porta filtro e no filtro. “Principalmente para quem gosta de café bem quente”, ensina Eliana Relvas, especialista em cafés.

Adoro café com açúcar e já coloco o ingrediente na água que vou usar para passar o café. Pode?
A especialista em cafés Eliana Relvas dá uma dica esperta para quem gosta de adoçar o café durante o preparo: “Preferencialmente, prepare o café somente com água e adoce à parte. Assim, você economiza açúcar. Além disso, a calda do açúcar na água tende a aumentar a temperatura, alterando todo o sabor final da bebida na xícara, pois a água está mais envolvida com o produto adoçante do que com o café propriamente dito. 

Optei por comprar os grãos de um produtor local para moer meu próprio café em casa, mas não sei nada sobre a técnica. Isso é possível?
Garimpamos umas dicas com a expert em cafés Eliana Relvas, que ensina aqui em cinco passos:

1) Compre um moinho pequeno e “evite bater no liquidificador, por favor!”, alerta Eliana;

2) Coloque a quantidade certa de café no moinho;

3) Moa os grãos até que fiquem com aspecto de pó - observe que a moagem deve ser adequada ao tipo de cafeteira, senão pode entupir o aparelho ou pode deixar o café fraco;

4) Passe o seu café da forma que mais lhe agrada;

5) Deguste sua bebida.


Sobre a Semana Internacional do Café - Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

É uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

Patrocinadores: A edição deste ano tem o patrocínio oficial Nestlé e patrocínio diamante Sistema Ocemg.

Redes sociais:
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
www.semanainternacionaldocafe.com.br


SERVIÇO

Semana Internacional do Café 2019
Quando? De 20 a 22 de novembro, das 11h às 20h
Onde? Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira, BH
Quanto? Inscrição pelo site: www.semanainternacionaldocafe.com.br – aba credenciamento. Visitantes sem CNPJ pagam R$ 30, para os três dias do evento.


Credencimento para cobertura da SIC pela imprensa:
Interessados em participar da cobertura da SIC 2019 devem enviar nome completo, CPF, nome do veículo, cargo, e-mail e telefone celular para cristiana.andrade@linkcomunicacao.com.br.
café coadoGustavo Baxter/NITRO


café espressoGustavo Baxter/NITRO
caféGustavo Baxter/NITRO



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u