Pular para o conteúdo principal

Prêmio Bem Envelhecer está com as inscrições abertas

Concurso intergeracional de fotografia e vídeo, o Prêmio Bem Envelhecer propõe um novo olhar sobre o envelhecimento populacional para combater o ageismo. Realizado pelo Projeto Velho Amigo, Hype60+ e Intemsa, a iniciativa chega à segunda edição que será viabilizada digitalmente pela plataforma @instamission. O prêmio conta também com o apoio de Virada da Maturidade, Instituto Jatobás, São Joaquim Apoio à Maturidade e Rede-Comunidade.


Pessoas de todas as idades podem participar, enviando fotos e vídeos com conteúdo que promova um novo olhar para a maturidade. A iniciativa acontecerá via o @instamission, um projeto sobre conexão – com você mesmo, com o outro e com o mundo – que acontece por meio de missões e jornadas no aplicativoInstagram. Entre os prêmios do concurso, destaque para cursos online da Perestroika destinados aos três primeiros lugares. Mais informações: https://www.facebook.com/premiobemenvelhecer/

São Paulo, 26 de março de 2019 – No Brasil, o cotidiano dos mais de 30 milhões de idosos é marcado pelo desafio de vencer o preconceito etário. Embora estejam vivendo intensamente e ocupando espaços significativos nas cidades, a sociedade consome e propaga uma visão estereotipada de que os maduros só vivem as perdas da idade; acreditam que os 60+ param de produzir, de ter satisfação em aprender e em viver experiências incríveis. Para produzir um novo repertório sobre o envelhecimento, surgiu o Prêmio Bem Envelhecer – um concurso intergeracional de fotografia e vídeo. No cerne da iniciativa, a construção de pontes entre jovens e maduros para que as novas gerações passem a enxergar a maturidade pulsante que ocupa os quatro cantos do país. A segunda edição do concurso acontecerá com o apoio do @instamission, um projeto sobre conexão – com você mesmo, com o outro e com o mundo – que acontece por meio de missões e jornadas no aplicativo Instagram. Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.facebook.com/premiobemenvelhecer/

Para se engajar, basta seguir o perfil do Instamission no Instagram (@instamission) e participar da Jornada Bem Envelhecer, que acontece de 26 de março a 4 de abril de 2019. Todos serão convidados a mostrar em posts quem são os 60+ que nos inspiram a ser a nossa melhor versão em qualquer idade. As fotos e os vídeos podem ser postados na própria conta do participante, usando a hashtag #jornadabemenvelhecer. A hashtag poderá ser adicionada em fotos novas ou antigas. A curadoria irá classificar os vídeos e as fotos que estiverem de acordo com a proposta do concurso.

As fotos e vídeos selecionados estarão disponíveis no site do Prêmio Bem Envelhecer. Sobre o conteúdo, o fio condutor deve ser a quebra de estereótipos negativos associados aos idosos (inutilidade, improdutividade, incapacidade, passividade e falta de interesse), ou seja, construir uma narrativa que favoreça a redução da discriminação etária e mostre o potencial dos 60+. Entre os prêmios do concurso, destaque para cursos online da escola Perestroika.

Representatividade

De acordo com Regina Helou, vice-presidente do Projeto Velho Amigo e uma das idealizadoras doPrêmio Bem Envelhecer, a qualidade de vida da terceira idade pode depender diretamente da visão que a juventude tem dessa população. "A interrelação das duas gerações vai contribuir significativamente para o bem envelhecer, tanto de quem já é idoso quanto do próprio jovem que um dia chegará à mesma condição”, conta a filantropa. Para Fernanda Gouveia, uma das idealizadoras do concurso, discente do curso de graduação em psicologia da PUC-SP e idealizadora da Virada da Maturidade, a sociedade carece de iniciativas intergeracionais que permitam uma reflexão aprofundada sobre a relação que se estabelece com os idosos. "Estamos vivendo uma revolução do envelhecer, momento ideal para mostrar todo o potencial da maturidade e a importância de todos se prepararem para a etapa tardia da vida”, explica a especialista em envelhecimento.

Os maduros estão sendo protagonistas de uma grande revolução que não está sendo percebida, porque envelhecer é uma novidade. Segundo Layla Vallias, cofundadora da Hype60+ e coordenadora da pesquisa Tsunami Prateado, por mais que pareça uma contradição classificar a longevidade como uma novidade, o fato é que estamos vivendo mais e nos deparando com os desafios e paradigmas antigos sobre a idade. "Hoje, a economia prateada movimenta globalmente US$ 7 trilhões, sendo a terceira maior atividade econômica do mundo. É notório que a sociedade tem que passar a enxergar a longevidade como oportunidade para fortalecer as sociedades e as econômicas, também. Nesse contexto, representatividade importa muito. Temos que ampliar e oxigenar o nosso repertório sobre o cidadão maduro; lançar um novo olhar e enxergar para além dos estereótipos. Por isso, o Prêmio Bem Envelhecer é tão relevante e repleto de significado", afirma Layla, que também coordena a premiação.

O Prêmio Bem Envelhecerconta com a adesão microinfluenciadores como Maya Santana, fundadora da página 50 e mais com mais de 100.000 seguidores no Facebook    (http://www.50emais.com.br); Avós da Razão – programa no YouTube apresentado por  Gilda, 76 anos, Sonia, 80 anos e Helena, 90 anos que respondem perguntas enviadas pelos internautas por meio de vídeos, áudios e mensagens mandados pelo WhatsApp

(https://www.youtube.com/channel/UCPaLH-5sjIoxe6Cm1llYtjA); Rosangela Carvalho Marcondes, fundadora e blogueira da página Domingo Açucarado, no Facebook, com mais de 150.000 seguidores  e It Avós, no Instagram; e Silvia Fernandes, fundadora e instagrammer do perfil @silviarumoaos60, com quase 40 mil seguidores  (https://www.instagram.com/silviarumoaos60/).

O Prêmio Bem Envelheceré organizado pelo Projeto Velho Amigo, Intemsa e Hype60+. A segunda edição do concurso acontecerá com o apoio do @instamission, um projeto sobre conexão - com você mesmo, com o outro e com o mundo - que acontece por meio de missões e jornadas no aplicativo Instagram. A iniciativa conta com o apoio da Virada da Maturidade, Instituto Jatobás e São Joaquim Apoio à Maturidade e Rede-Comunidade.

SOBRE PROJETO VELHO AMIGO |O Projeto Velho Amigo é uma associação sem fins lucrativos que desde 1999 contribui para inclusão social do idoso, realizando ações de assistência, engajamento para valorização e inclusão dos idosos na sociedade e campanhas que protagonizam a causa da discriminação etária. A ONG atende 18 instituições filantrópicas e gerencia 1 núcleo de convivência de idosos na comunidade de Heliópolis atendendo 1700 idosos. http://www.velhoamigo.org.br

SOBRE HYPE60+ | Consultoria de marketing especializada no consumidor sênior que ajuda empresas, marcas e organizações a criar melhores produtos, serviços e experiências, sempre pelo ponto de vista dos maduros. A trajetória da empresa começou com o Amo Minha Idade, uma comunidade digital com cerca de 9 mil seguidores seniores. Dessa vivência, nasceu o Hype60+, oferecendo serviços que vão da estratégia de comunicação ao desenvolvimento de produtos para empresas que desejam se relacionar melhor com o público sênior. Entre os projetos já realizados estão clientes como o grupo Drogaria São Paulo e Pacheco, Nestlé, Kimberly Clark e SulAmérica. Mais informações: http://hype60mais.com.br/.

SOBRE @INSTAMISSION |O @instamission é pioneiro na criação de missões fotográficas e de promoções comerciais no Instagram. Seu nome e marca registrados se transformaram em um sinônimo de ações em sua categoria e um case de sucesso nacional. Desde 2011, já foi patrocinado por mais de 200 das maiores marcas do Brasil e do mundo e já impactou positivamente a vida de milhares de pessoas. É um projeto da Contente, empresa que trabalha a serviço da conexão entre as pessoas e marcas, sempre com o objetivo de construir a#ainternetqueagentequer.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Frida Luna Boutique de Comunicação

Betânia Lins betania.lins@gmail.com

Cel: (11) 97338-3879


Fotos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u