
Heberth Sobral
Heberth Sobral, Figurinha do Pelé
“GAME: brincar com arte”
Galeria em comunidade carioca utiliza o imaginário dos jogos como porta de entrada para a arte contemporânea.
Na mostra, o artista Herberth Sobral recria o álbum da seleção de futebol de 1970 em Playmobil, leva um mini-campo de golfe para a favela e exalta ídolos como Ayrton Senna, Pelé e Tiger Woods.
A partir de referências populares, exposição procura gerar identificação e aproximar a comunidade da produção artística contemporânea, quebrando barreiras.
Ídolos do futebol, álbum de figurinhas e até corridas de automobilismo entram em campo na exposição “GAME: brincar com arte”, do artista Heberth Sobral. Com humor e inventividade, o artista parte de referências clássicas do universo dos jogos e do esporte — como o álbum da seleção brasileira campeã de 1970, recriado em Playmobil — para discutir arte contemporânea dentro da comunidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, onde fica a Galeria de Arte Solar. Com curadoria de Adriana Nakamuta, a mostra reúne cerâmicas, fotografias e esculturas que exploram deslocamentos de escala, função e suporte, cruzando o imaginário infantil com questões do cotidiano urbano. O boneco Playmobil, elemento recorrente na pesquisa do artista, aparece como fio condutor da narrativa expositiva. A abertura acontece no dia 10 de fevereiro (terça-feira), das 11h às 14h, durante a primeira semana de aulas do Solar Meninos de Luz, instituição que abriga a galeria. A entrada é gratuita. A Galeria de Arte Solar é uma iniciativa sem fins lucrativos, com patrocínio do Belmond Copacabana Palace e do Instituto Yduqs, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ).
A exposição de Heberth Sobral na Galeria de Arte Solar foi pensada de modo que o público possa interagir com as obras. O destaque é “Papá Golfe”, de 300 x 70 cm, uma estrutura que simula um pequeno campo de golfe, com referências de jogos e brinquedos. “O golfe é um esporte inacessível para a maioria dos brasileiros, por isso estará no centro da galeria, para todos jogarem. É o lúdico em várias camadas. A arte brincando com o jogo, com a criança, com as estruturas sociais”, explica o artista, de 41 anos. Outra obra com a simbologia do brinquedo é o conjunto de cerca de 30 azulejos em alto-relevo, apresentado como um mural. Há também a série de fotografias que recria, em formato de álbum de figurinhas, a seleção brasileira da Copa do Mundo de 1970 — Pelé, Rivellino, Gérson, Jairzinho... — por meio de montagens, impressas sobre papel, na dimensão de 100 x 70 cm. Outro destaque é “Dominó azul” da série “Sala de Jogos’, composto por 28 tijolos, pintados de azul, dispostos em forma de jogo na parede. “Na obra de Heberth, o lúdico sai da escala de tabuleiro e ganha a dimensão do urbano; é um brincar com a arte que ressignifica a memória do coletivo e movimenta a curiosidade do cotidiano escolar”, explica a curadora.
Junto com a exposição na galeria, o Solar Meninos de Luz inaugura um segundo espaço expositivo na escola, aberto a rodas de conversas e encontros com artistas. O ambiente, ao ar livre, em área de circulação de alunos, recebe um mural de Heberth Sobral, de 240 x 120 cm, ilustrado com bonecos de Playmobil vestidos com o uniforme da instituição. “Com essas iniciativas, buscamos ativar um diálogo entre a arte contemporânea e a educação formal, dentro do cotidiano e da vivência escolar. Queremos ampliar o acesso, aproximar o público local da produção artística, gerar identificação e promover debates, ampliando a audiência e reduzindo distâncias. A obra lúdica e afetiva do Herberth Sobral se encaixa sob medida nessa proposta de encontro entre o fazer artístico e o processo pedagógico”, encerra a curadora.
HEBERTH SOBRAL
Nascido em Muriaé (MG), em 1984, Heberth Sobral sempre se interessou por artes plásticas e hoje se tornou um artista que coloca temas polêmicos do cotidiano em discussão. Cursou Desenho Industrial pela Universidade Estácio de Sá e começou sua trajetória artística quando fez um curso de fotografia que o levou a ser convidado por Vik Muniz para trabalhar como seu assistente. Utilizando suportes como xilogravuras, pinturas, desenhos, cédulas e bonecos, constrói a sua própria linguagem, sempre voltada para a representação das memórias do cotidiano, abordando temas de comportamento, pensamento e cultura. A ideia do artista é levar o expectador para dentro da sua obra por meio de uma lembrança.
GALERIA DE ARTE SOLAR
Uma das instalações do Solar Meninos de Luz, a Galeria de Arte Solar é a primeira e única galeria estruturada com curadoria e calendário de mostras anual, situada em uma comunidade no Rio de Janeiro. É uma instituição sem fins lucrativos, localizada no Pavão-Pavãozinho, com patrocínio do Belmond Copacabana Palace e Instituto Yduqs, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ). Inaugurada em 2007, já realizou mais de 40 exposições, incluindo artistas de renome como Antônio Bokel, Barrão, Lia do Rio, Marcos Cardoso, Toz, entre outros. Todo artista que expõe no espaço é convidado a ministrar uma oficina aos alunos do Solar Meninos de Luz, que atende a mais de 400 crianças e adolescentes em tempo integral, do berçário ao Ensino Médio. Além do ensino formal, a escola oferece alimentação, atividades culturais e esportivas, e acompanhamento psicossocial. Em 2025, o Solar Meninos de Luz foi duplamente contemplado no Prêmio Melhores ONGs do Brasil 2025, promovido pela Certificadora Social e Ambev VOA. Além de integrar pelo quinto ano a lista das 100 Melhores ONGs, a instituição foi eleita a Melhor ONG do Rio de Janeiro, em reconhecimento à excelência em gestão, governança, transparência e impacto social. Uma das formas de ajudar o Solar Meninos de Luz é através do projeto de apadrinhamento individual, onde o doador contribui de forma recorrente com uma quantia que será destinada ao suporte educacional. Mais informações, no site: www.solarmeninosdeluz.org.br
SERVIÇO
Exposição de arte contemporânea
Título: “GAME: brincar com arte”
Artista: Heberth Sobral
Curadora: Adriana Nakamuta
Abertura: 10 de fevereiro de 2026 (terça-feira), das 11h às 14h
Encerramento: 28 de março de 2026
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, das 8h às 12h
Local: Galeria de Arte Solar
Endereço: Rua Saint Roman, 149 – Pavão Pavãozinho – Copacabana – Rio de Janeiro
Entrada franca