Desenvolvimento profissional na hotelaria já tem resultados com uso de IA, mostra estudo da HSMAI

 Relatório indica que 84% dos gestores relataram economia de pelo menos uma hora por semana e 70% dos profissionais de vendas contabilizam aumento na taxa de conversão


A HSMAI, associação global dedicada ao desenvolvimento de executivos e profissionais de hotelaria e turismo focada em Vendas, Revenue Management, Distribuição e Marketing, divulgou o estudo “AI-Powered Workforce: Hospitality’s Next Evolution”, que analisa o papel da Inteligência Artificial generativa na gestão e no desenvolvimento de talentos nas áreas de vendas, marketing e revenue management na hotelaria. O estudo mostra que a IA é utilizada para tornar o desenvolvimento profissional mais objetivo, mensurável e contínuo, substituindo abordagens baseadas apenas em treinamentos pontuais ou avaliações subjetivas. A proposta central é que o aprendizado aconteça “no fluxo do trabalho”, integrado às atividades diárias das equipes.


Entre os gestores, 84% relataram economia de pelo menos uma hora por semana com o uso da IA, tempo redirecionado para coaching e desenvolvimento das equipes. Além disso, 83% afirmaram melhora na qualidade do coaching, que passou a ser orientado por dados e padrões de comportamento identificados pela tecnologia.


O estudo ainda aponta que 70% dos profissionais de vendas perceberam melhora na experiência do parceiro e aumento nas taxas de fechamento. Houve também um crescimento de 0,3% na taxa de sucesso de apresentações comerciais, demonstrando que pequenas melhorias, quando escaladas, geram impacto relevante em ambientes de alto volume.


“O material mostra que a Inteligência Artificial está em uso para testar e validar comportamentos específicos de vendas. Experimentos apoiados por dados mostraram, por exemplo, aumento de 8% a 12% no sucesso ao reformular objeções, além de ganhos relevantes com ajustes de linguagem, condução de tempo e abordagem comercial”, explica Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil e Latam.


O relatório, desenvolvido pela HSMAI Foundation, destaca que o uso da IA reduziu o tempo dedicado a tarefas administrativas após chamadas de vendas em mais de dois minutos por ligação, gerando economia de horas semanais por colaborador e permitindo maior foco em atividades estratégicas, como preparação de propostas e relacionamento com parceiros.


Um dos principais focos do relatório é a evolução do treinamento tradicional para modelos de aprendizado integrados ao trabalho diário, com uso de dados e feedback contínuo. O estudo destaca também que, diante dos desafios de transformação digital e escassez de mão de obra, a adoção da IA deixou de ser opcional e passou a ser um elemento essencial para apoiar recrutamento, capacitação contínua e retenção de talentos. 


Todo o material é aberto e pode ser acessado pelo link https://global.hsmai.org/wp-content/uploads/2025/08/08252025-July-Case-Study-for-AI-v03.pdf. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem