Data pode movimentar cerca de R$: 13,3 bilhões; equilíbrio entre loja física e e-commerce pode ampliar resultados e engajamento do consumidor
Os números mostram a importância de encarar a data com um olhar multicanal e, especialmente, garantir uma boa experiência presencial. “No varejo físico, os clientes valorizam a experiência de ver, tocar e levar o produto na hora, além de vivenciar o ambiente de compras com família ou amigos”, afirma Maurício Romiti, Diretor Administrativo do Shopping Center 3, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo. “A Black Friday oferece uma janela de oportunidade para fomentar esse contato direto, gerar tráfego e, consequentemente, fortalecer a marca no omnicanal”.
Para tirar o máximo proveito da data, Mauricio Romiti destaca cinco dicas para melhorar a experiência de compra presencial na Black Friday:
1- Ambiente preparado e convidativo – investir em decoração temática, sinalização clara de ofertas e fluxo organizado para facilitar o trânsito de pessoas no shopping ou loja física;
2- Mix de ofertas ajustado ao formato físico – integrar promoções que combinem com retirada imediata (“click & collect”), bundles exclusivos e serviços personalizados que o online não oferece;
3- Atendimento e serviços agregados – oferecer diferenciais como personalização, consultoria no ponto de venda, testes de produto, demonstrações ao vivo e outros fatores que elevam a percepção de valor;
4- Integração digital e presencial – permitir que o consumidor transite entre canais: ver o produto online, reservar para buscar na loja, usar QR codes para comparar preços, ou participar de cupons exclusivos para quem estiver no local;
5- Experiência de lazer e convivência – transformar o evento de compra em experiência social, com atrações, ambiente de convivência, cafés, música ou ações especiais no local, gerando permanência e mais oportunidades de compra espontânea.
Mauricio Romiti reforça que “o equilíbrio entre os canais é a chave: o ambiente físico inspira confiança, permite o toque e a confirmação imediata, enquanto o digital oferece conveniência e alcance. A união dessas forças gera valor para o varejista e para o consumidor.” Dados da pesquisa Expectativa de Consumo – Black Friday 2025, realizada pela NIQ Ebit, mostram que 43,2% dos consumidores que vão às lojas físicas pretendem antecipar suas compras antes da sexta-feira oficial da Black Friday.
Com o evento cada vez mais híbrido, o varejo físico tem uma chance de ouro de se reinventar e mostrar que a experiência de compra presencial continua relevante. Essa convergência entre canais, quando bem explorada, amplia não só as vendas, mas também a fidelização e o engajamento do consumidor. “Nenhuma marca pode ignorar a data – estar presente, com preparo, faz diferença real no resultado”, finaliza Romiti.
Sobre o Shopping Center 3
Localizado em plena Avenida Paulista, no movimentado quadrilátero que reúne ainda as ruas Augusta, Luís Coelho e Frei Caneca, o Shopping Center 3 foi inaugurado em 1967 e completou 58 anos. Frequentado por um público cativo de trabalhadores, moradores e estudantes da região, tem 130 lojas distribuídas em quatro pisos e oferece ampla praça de alimentação com excelentes restaurantes.
