Fonte: Ricardo Pastore, professor-mentor do ESPM Retail Studio
O pagamento do 13º salário deve movimentar o varejo mesmo em um cenário de priorização de compromissos financeiros. Dados de um levantamento exclusivo da Shopper Experience HSR para a ESPM, realizado neste mês de novembro, indicam que 60% dos entrevistados utilizarão o valor para quitar dívidas. Mesmo assim, uma parte do dinheiro extra segue para o consumo, poupança ou investimentos.
No ambiente digital, as ofertas remanescentes da Black Friday nos aplicativos da Shopee, TikTok Shop, Shein, Mercado Livre e outros e-commerces devem capturar grande parte da primeira parcela do 13º. A combinação de ofertas, compras por conteúdo e promoções relâmpago tende a atrair um público mais jovem.
Ricardo Pastore, professor-mentor do ESPM Retail Studio, explica que a divisão do 13º salário impulsiona diferentes tipos de compras. “A primeira parcela vai estar nesse grande movimento de ofertas da Black Friday. A segunda, em dezembro, vai estar misturada também com as promoções de final de ano e de Natal”, diz. Dados da Shopper indicam que 73% dos consumidores planejam concentrar os gastos em dezembro, último mês do ano.
Ainda de acordo com a pesquisa, em média, 10 a 20% do 13º é destinado diretamente às compras - o suficiente para impulsionar as vendas de final de ano. O benefício é uma das principais fontes de faturamento do varejo no último trimestre do ano. As categorias com maior potencial são roupas e calçados, que chegam a crescer 52%, além de eletrônicos e eletrodomésticos que registram alta de 37%. Alimentos, bebidas, viagens e outras despesas também são prioridades.
O docente está disponível para entrevistas.

Sobre a ESPM
A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação - tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.