Desenvolvida pelo Movimento Tech 2030, a ferramenta amplia o impacto das formações oferecidas pelo movimento, transformando aprendizado em oportunidades reais
O Movimento Tech 2030, coalizão brasileira dedicada a reduzir as lacunas educacionais e preparar jovens e adultos para o futuro do trabalho em um mundo cada vez mais digital, lança a plataforma Talentos Movtech, um ambiente digital criado para conectar profissionais de diferentes perfis e formações que buscam novas oportunidades no mercado de tecnologia, incluindo talentos formados em programas do Movimento Tech às oportunidades de trabalho e renda oferecidas por instituições parceiras. Diferente de outros portais em que o candidato costuma “caçar” vagas, nesta plataforma as empresas — gratuitamente — fazem os filtros e encontram diretamente os profissionais qualificados.
“Desde o início, queríamos não apenas formar pessoas, mas criar um caminho real de trajeto para o emprego. Na Talentos Movtech, o esforço dos participantes ganha correspondência concreta na busca ativa por parte da empresa parceira”, afirma Jéssica Monteiro, Head de Projetos e Growth do Movimento Tech 2030. Ela ressalta que “essa operação vira uma ponte entre o talento e a oportunidade – e isso muda o jogo.”
O mercado reforça a urgência dessa iniciativa: segundo relatório da World Economic Forum, no Brasil cerca de 9 em cada 10 empresas planejam requalificar a força de trabalho nos próximos cinco anos, com destaque para papéis em transformação digital, IA e machine learning. Além disso, com a taxa de desemprego no país atingindo cerca de 5,8% no segundo trimestre de 2025 — o menor nível desde o início da série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — cresce a demanda por correspondência mais eficaz entre habilidades e cargos.
“A Talentos Movtech responde a duas frentes críticas: de um lado, ajudamos a reduzir a lacuna entre quem está formado e quem consegue emprego; de outro, damos às empresas um canal direto e confiável para identificar profissionais preparados para o mundo digital”, explica Mariana Lopes, gerente executiva do Movimento Tech 2030. Segundo ela, “é também uma estratégia para tornar nosso ecossistema mais funcional e sustentável”.
A plataforma funciona em três passos simples: os profissionais da comunidade do Movimento Tech 2030 (pessoas que já participaram de formações anteriores ou que demonstram interesse em novas oportunidades de desenvolvimento e inserção no mercado de tecnologia) acessam e completam seu perfil; as empresas parceiras se cadastram e definem os filtros de competências desejadas; o sistema exibe os perfis que correspondem aos critérios, abrindo canal direto de contato entre empresa e profissional. Não há custo para o participante e o registro está aberto agora para instituições parceiras do Movimento.
“Com esse lançamento, o Movtech amplia seu compromisso com a inclusão digital, promoção de talentos e geração de renda, reforçando que formar não basta — é preciso conectar-se ao mercado. As inscrições para profissionais e credenciamento de empresas estão disponíveis no site da plataforma”, finaliza Jéssica.
Sobre o Movimento Tech 2030
O Movimento Tech é uma coalizão brasileira, formada por mais de 70 instituições, dedicada a reduzir as lacunas educacionais e preparar jovens e adultos para o futuro do trabalho em um mundo cada vez mais digital. Promove acesso à conectividade e infraestrutura, capacitação profissional (upskilling e reskilling) e empoderamento econômico, conectando talentos a oportunidades de trabalho e geração de renda. O Movimento é mantido por iFood, Mercado Livre e Instituto Coca-Cola e conta com o apoio de organizações como IBM, Boticário, Oracle, AWS, Instituto Localiza, CI&T e Google. Mais informações: https://www.movtech.org/
