AASP promove curso sobre consumo consciente e segurança nas compras on-line durante a Black Friday 2025

Especialistas do Direito, do consumo e do varejo debatem, no dia 24 de novembro, os desafios da proteção do consumidor e o impacto da inteligência artificial  

Divulgação

AASP – Associação dos Advogados realiza, no próximo dia 24 de novembro, às 9h, o curso Black Friday 2025: Consumo consciente e proteção nas compras on-line, na Unidade Jardim Paulista. Voltado a profissionais do Direito, do consumo e interessados em compreender os novos paradigmas das relações comerciais digitais, a formação discutirá como o Código de Defesa do Consumidor e as tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, impactam o comportamento de compra e a segurança nas transações eletrônicas.  

O primeiro painel, intitulado Proteção do Consumidor pelo CDC em Tempos de Black Friday, será ministrado por Arthur Rollo, ex-Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça; Luiz Orsatti, Diretor-Executivo da Fundação Procon-SP; Mariângela Sarrubbo Fragata, Professora da PUC-SP e 3ª Vice-Presidente do Brasilcon; e Moysés Bendahan, Presidente do Instituto Brasileiro de Consumo e Transformação Digital (IBCTD). A discussão abordará práticas de mercado, Direitos do Consumidor e os principais desafios enfrentados durante o período de promoções expressivas.  

Após o intervalo, às 10h40, o painel Black Friday na Era Digital: Inteligência Artificial e Novas Formas de Consumo, reunirá Archimedes S. Pedreira Franco, advogado e membro do IBCTD; Juliana Pereira da Silva, presidente do Instituto IPS Consumo; Jorge Gonçalves, presidente do Conselho Executivo do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV); e Maria Stella Gregori, Advogada e professora. O debate colocará em pauta o papel da tecnologia e das plataformas digitais na transformação dos hábitos de compra e nas estratégias de proteção do consumidor no ambiente on-line.  

O curso reforça o compromisso da AASP com a educação continuada e com o fortalecimento do debate sobre direitos do consumidor em tempos de mudanças tecnológicas aceleradas. 

 

SERVIÇO 

Black Friday 2025: Consumo consciente e proteção nas compras on-line 
Data: 24 de novembro de 2025 – 9h 
Local: AASP – Unidade Jardim Paulista (Alameda Santos, 2159 - 15º andar) 

 

Programação: 

9h – Painel 1: Proteção do Consumidor pelo CDC em Tempos de Black Friday 

10h20 – Intervalo 

10h40 – Painel 2: Black Friday na Era Digital: Inteligência Artificial e Novas Formas de Consumo 
 

INVESTIMENTO 

Presencial: 
Associadas(os) AASP e IBCTD: R$ 61,60 
Estudantes: R$ 77,00 
Público geral: R$ 154,00 

 

Internet: 
Associadas(os) AASP e IBCTD: R$ 88,00 
Estudantes: R$ 110,00 
Público geral: R$ 220,00 

Para mais informações e inscrição, acesse o site.  

 

AASP – Associação dos Advogados 

Fundada há 82 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da Advocacia. Experiente, visionária, disruptiva e cada vez mais consciente de sua responsabilidade social e ambiental, recebendo, inclusive, o selo VGP ao tornar-se signatária do programa de soluções de redução e compensação de carbono em suas ações. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando a milhares de associadas e associados do país (cerca de 75 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line com inteligência artificial, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um software de gestão de processos. É possível conhecer melhor a AASP por meio do vídeo institucional

 

Uso correto do nome AASP 

A forma correta de se referir à instituição é AASP - Associação dos Advogados. Atualmente, a nossa atuação é nacional, por esse motivo o ‘São Paulo’ não faz mais parte do nome.  

AASP é o nome fantasia e deve ser usado em todas as comunicações institucionais, releases, campanhas, parcerias e contatos com fornecedores. Pense em AASP como nosso primeiro nome e Associação dos Advogados como o sobrenome — sempre juntos, nessa ordem. 

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