Fontes: Gisela Castro, professora de Comportamento do Consumidor da ESPM e Márcio Rodrigo, professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM
Programas de TV e streaming que valorizam a maturidade deixaram de ser exceção. Formatos como Minha Mãe com Seu Pai (GloboPlay), Casamento às Cegas: Nunca é Tarde (Netflix), Senior MasterChef (Europa), Better Late Than Never (EUA) e o recém-anunciado Grown-Up Love, produzido por Michelle Obama para a Netflix, reforçam uma tendência: o público 50+ está no centro de uma nova leva de realities que celebram experiência, autenticidade e novas formas de relacionar-se.
Para Gisela Castro, professora de Comportamento do Consumidor da ESPM, esse movimento reflete transformações sociais. “Podemos considerar a participação de pessoas 50+ em reality shows a partir de ângulos diversos: (i) do ponto de vista da produção desses programas, pode sinalizar o interesse do mercado audiovisual em promover identificação com um segmento crescente da população brasileira, tradicionalmente menos presente na mídia e (ii) do ponto de vista das audiências, pode provocar maior curiosidade e interesse por ser menos usual ver pessoas mais maduras neste tipo de produção. Embora seja bastante discutível, muitos consideram que uma pessoa mais velha teria maior propensão a se comportar de modo mais espontâneo, o que seria compatível com a ideia de autenticidade pressuposta nesse tipo de “show de realidade”, um formato que tanto agrada as plateias contemporâneas.”, explica.
Já do ponto de vista de mercado, Márcio Rodrigo, professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, destaca que as emissoras e plataformas perceberam o potencial econômico.
“As estatísticas do IBGE indicam que o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil dobrou no Brasil de 2000 para cá. Hoje são mais de 15% dos brasileiros vivendo nesta faixa etária. Um cenário demográfico de envelhecimento populacional que se repete no mundo todo. Do mesmo modo, as TVs abertas reconhecem globalmente na Geração X e nos Boomers seu público mais fidelizado. TV é audiência. É ela quem garante as verbas publicitárias para as emissoras. Nada mais lógico, portanto, que televisões no mundo todo estejam investindo em realities show com participantes 50+. A chamada Geração Prateada é seu público mais fidelizado e tem poder de consumo hoje mais consolidado que de outras gerações. ”, avalia.
Essa mudança demográfica cria um mercado de entretenimento robusto, capaz de sustentar formatos que vão de competições culinárias e de dança a realities de relacionamento e viagem.
Os especialistas estão disponíveis para entrevistas.
Sobre a ESPM
A ESPM – The Marketing Powerhouse – é uma escola de negócios com mais de 70 anos de excelência acadêmica na formação de profissionais preparados para transformar o mercado e a sociedade. É referência no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa,Tecnologia e Inovação. Oferece nove cursos de graduação – bacharelado: Administração, Ciência de Dados e Negócios, Ciências Sociais e do Consumo, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, Design, Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, e quatro cursos de graduação - tecnólogos: Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos e Logística. Além disso, oferece pós-graduação lato e stricto sensu (mestrados e doutorados), cursos de curta duração em extensão acadêmica e programas de educação executiva voltado para empresas. Com cinco campi – dois em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre – e unidades regionais em Curitiba, Goiânia e Salvador, a ESPM reúne cerca de 12.600 alunos e mais de 1.100 colaboradores.