A obra escrita por Claudia Bittencourt, reconhecida como uma das precursoras do franchising no Brasil, apresenta uma visão atualizada sobre a evolução das estratégias de expansão utilizando o franchising e como manter uma rede saudável e lucrativa
Trechos do livro:
NO FRANCHISING, O QUE É BOM SE POTENCIALIZA E O QUE NÃO É TAMBÉM
No franchising, tudo se potencializa. Boas práticas fortalecem toda a rede, enquanto erros e ações que contrariam os princípios e valores dos envolvidos na relação podem rapidamente comprometer a reputação e os resultados do negócio. Como a atuação ocorre em rede, independentemente do porte da franquia ou da quantidade de unidades, a repercussão é rápida, e qualquer decisão tem impacto direto na marca e nos franqueados.
Para que os valores e princípios da marca sejam preservados, é essencial que os franqueados estejam engajados com o propósito do negócio. Neste livro, além de recomendações para a gestão profissional de uma rede de franquias, você encontrará orientações valiosas sobre como fortalecer a identidade da marca e implementar uma cultura organizacional forte. O resultado é um ambiente de colaboração, no qual franqueadores e franqueados permanecem alinhados, ampliando a relação de confiança e garantindo a sustentabilidade da rede.
O franchising é uma relação de longo prazo e só se sustenta quando está alicerçado em valores e princípios sólidos, além de integridade, maturidade e acordos bem estruturados. Para que a rede cresça de forma saudável, é essencial que haja equilíbrio nas relações e compromisso de ambas as partes.
------------------------------
O franchising brasileiro desperta tanto o interesse de quem deseja abrir o próprio negócio com menor risco quanto de grandes investidores dispostos a expandir suas áreas de atuação e diversificar seus investimentos. Diante de tamanha atratividade, é cada vez mais comum nos depararmos com empresas que já nascem com a proposta de crescer com o desenvolvimento de uma rede de franquias, assim como aquelas que, seduzidas pela insistência de empreendedores dispostos a investir em uma unidade de negócio da marca, como se fosse franquia, iniciam a jornada para ingressar no franchising.
A decisão de franquear exige do empresário uma profunda reflexão sobre vários aspectos do negócio. É fundamental considerar o estágio atual da empresa, a imagem da marca no mercado e sua estrutura organizacional e de recursos humanos. Além disso, é essencial avaliar os processos adotados, a capacidade de atender à demanda local e as particularidades das regiões onde deseja expandir. É muito importante também analisar a saúde financeira da empresa, pois isso impacta diretamente na viabilidade do projeto de franquias.
Enfim, é como passar por um check-up geral e, com a ajuda de especialistas, avaliar todos os aspectos que vão contribuir com a vitalidade da companhia e o sucesso de um futuro processo de expansão.
Com base em anos e anos de experiência em estratégias de expansão com o franchising, posso afirmar que conhecer o negócio profundamente, embora importante, não é suficiente para a expansão segura e sustentável por meio desse canal.