Livro "Franchising - A Revolução das Estratégias de Expansão dos Negócios no Mundo Digital" traz conhecimentos valiosos sobre como franquear

 A obra escrita por Claudia Bittencourt, reconhecida como uma das precursoras do franchising no Brasil, apresenta uma visão atualizada sobre a evolução das estratégias de expansão utilizando o franchising e como manter uma rede saudável e lucrativa

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Claudia Bittencourt, reconhecida como uma das precursoras do franchising no Brasil

O franchising, um modelo de expansão de negócios consolidado e aplicado mundialmente, ganha novos contornos na era digital. Para compreender essa transformação e orientar empresários em suas jornadas de expansão, acaba de ser lançado o livro “Franchising – A Revolução das Estratégias de Expansão dos Negócios no Mundo Digital”, obra escrita pela empresária Claudia Bittencourt, sócia-fundadora e presidente do conselho consultivo do Grupo BITTENCOURT, consultoria com 40 anos de atuação no desenvolvimento, expansão e gestão de redes de negócios e franquias, que conta com mais de 3 mil projetos realizados no Brasil e no exterior.

Com 426 páginas e inúmeras ilustrações, entre gráficos, fluxogramas e mandalas empresariais, o livro, publicado pela Editora IINF — Instituto de Inteligência em Negócios e Franchising, oferece uma visão atualizada e aprofundada sobre a evolução das estratégias de crescimento dos negócios, além de práticas de gestão das redes de negócios e franquias. A publicação traz uma análise abrangente sobre novos formatos de negócio, canais de distribuição e vendas, comunicação e marketing, aspectos jurídicos, o relacionamento entre franqueador e franqueado e sobre os princípios do Capitalismo Consciente aplicado ao Franchising – Franchising Consciente.

Com base em estudos, pesquisas e experiência prática, a obra é um guia essencial para:

  • Empresários que desejam expandir seus negócios via franchising, desde a concepção do projeto de expansão até a gestão da futura rede.
  • Franqueadores em diferentes estágios de desenvolvimento, que buscam maior capilaridade, fortalecimento da marca e melhores resultados.

A obra também se mostra valiosa para empresários que atuam em diferentes modelos de expansão — seja em rede própria, licenciada, por meio de parcerias

estratégicas ou outros formatos — ao oferecer uma compreensão minuciosa sobre a complexidade dos relacionamentos de longo prazo entre empreendedores e a importância de construir vínculos de interdependência e ganhos mútuos para alcançar o sucesso.

Mais do que um livro técnico, a obra propõe reflexões sobre os desafios empresariais em um cenário cada vez mais dinâmico, digital e volátil, em que a inovação, a agilidade e o relacionamento sustentável entre os atores tornam-se diferenciais competitivos.

De acordo com Claudia Bittencourt, a obra surgiu da necessidade de oferecer a líderes empresariais, executivos, empreendedores e, também, a comunidades acadêmicas, um guia completo sobre expansão inteligente, com foco em crescimento sustentável em um ambiente digital hiper conectado e complexo.

“Ao longo de quatro anos, coloquei todo o meu conhecimento no papel como forma de retribuir ao mercado empresarial esta trajetória vitoriosa e árdua sobre expansão de negócios utilizando o franchising. Propus-me a trazer inúmeras reflexões e dar dicas valiosas, desde a concepção de um projeto até a gestão de uma futura rede a ser implementada, apontando caminhos para franqueadores em diferentes estágios de desenvolvimento, que buscam nesse modelo de expansão maior capilaridade e valor para suas marcas e, consequentemente, melhores resultados”, destaca a autora.

O livro traz prefácio de Greg Nathan, considerado o maior especialista em relacionamento nas redes de franquias do mundo e um dos principais pensadores sobre a psicologia do franchising, além de ser fundador do respeitado Franchise Relationships Institute (FRI) e autor de dois best sellers do franchising, Fator E e Parcerias Lucrativas.

O livro “Franchising – A Revolução das Estratégias de Expansão dos Negócios no Mundo Digital” contém 426 páginas, trazendo amplo conhecimento do setor

Trechos do livro:

NO FRANCHISING, O QUE É BOM SE POTENCIALIZA E O QUE NÃO É TAMBÉM

No franchising, tudo se potencializa. Boas práticas fortalecem toda a rede, enquanto erros e ações que contrariam os princípios e valores dos envolvidos na relação podem rapidamente comprometer a reputação e os resultados do negócio. Como a atuação ocorre em rede, independentemente do porte da franquia ou da quantidade de unidades, a repercussão é rápida, e qualquer decisão tem impacto direto na marca e nos franqueados.

Para que os valores e princípios da marca sejam preservados, é essencial que os franqueados estejam engajados com o propósito do negócio. Neste livro, além de recomendações para a gestão profissional de uma rede de franquias, você encontrará orientações valiosas sobre como fortalecer a identidade da marca e implementar uma cultura organizacional forte. O resultado é um ambiente de colaboração, no qual franqueadores e franqueados permanecem alinhados, ampliando a relação de confiança e garantindo a sustentabilidade da rede.

O franchising é uma relação de longo prazo e só se sustenta quando está alicerçado em valores e princípios sólidos, além de integridade, maturidade e acordos bem estruturados. Para que a rede cresça de forma saudável, é essencial que haja equilíbrio nas relações e compromisso de ambas as partes.

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O franchising brasileiro desperta tanto o interesse de quem deseja abrir o próprio negócio com menor risco quanto de grandes investidores dispostos a expandir suas áreas de atuação e diversificar seus investimentos. Diante de tamanha atratividade, é cada vez mais comum nos depararmos com empresas que já nascem com a proposta de crescer com o desenvolvimento de uma rede de franquias, assim como aquelas que, seduzidas pela insistência de empreendedores dispostos a investir em uma unidade de negócio da marca, como se fosse franquia, iniciam a jornada para ingressar no franchising.

A decisão de franquear exige do empresário uma profunda reflexão sobre vários aspectos do negócio. É fundamental considerar o estágio atual da empresa, a imagem da marca no mercado e sua estrutura organizacional e de recursos humanos. Além disso, é essencial avaliar os processos adotados, a capacidade de atender à demanda local e as particularidades das regiões onde deseja expandir. É muito importante também analisar a saúde financeira da empresa, pois isso impacta diretamente na viabilidade do projeto de franquias.

Enfim, é como passar por um check-up geral e, com a ajuda de especialistas, avaliar todos os aspectos que vão contribuir com a vitalidade da companhia e o sucesso de um futuro processo de expansão.

Com base em anos e anos de experiência em estratégias de expansão com o franchising, posso afirmar que conhecer o negócio profundamente, embora importante, não é suficiente para a expansão segura e sustentável por meio desse canal.

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