Instituto HEINEKEN, CUFA e Favela Filmes abrem inscrições para cursos de capacitação em audiovisual para jovens das periferias em Belém

 O programa Cri.Ativos da Favela promove inclusão, criatividade e tecnologia, formando 50 moradores da região

Belém, setembro de 2025 – Realizado pelo Instituto HEINEKEN, em parceria com a Favela Filmes e a Central Única das Favelas (CUFA), o programa Cri.Ativos da Favela chega à região Norte do Brasil. Desde sua criação em 2023, o projeto já beneficiou mais de 240 participantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Nesta edição, em Belém, o projeto promove a capacitação de jovens na área de audiovisual, que terão a oportunidade de produzir materiais para a COP 30, contribuindo diretamente com a comunicação de um dos maiores eventos globais sobre mudanças climáticas.

Os participantes terão acesso a uma infraestrutura completa, com laboratórios e equipamentos profissionais para desenvolver projetos autorais e construir portfólios. A iniciativa vai além da criação de um ambiente de aprendizagem e emancipação — ela se propõe a abrir caminhos concretos para que o talento e o trabalho dos jovens sejam reconhecidos e valorizados. No Rio de Janeiro, por exemplo, os participantes atuaram na cobertura de eventos de grande relevância como o STU Pro Tour, a ExpoFavela Innovation, o Fórum Mundial das Favelas e o G20 Favelas. Já em Belém, os jovens estarão dedicados a retratar a singularidade e os bastidores da realização da COP30, no coração da Amazônia, ampliando o alcance e a representatividade da produção audiovisual periférica.

“Belém é uma cidade rica em diversidade cultural e potência criativa, com uma juventude cheia de talento e vontade de fazer acontecer. Acreditamos que investir nessa região é também apostar no protagonismo local diante dos grandes desafios sociais e ambientais. Mais do que oferecer capacitação, queremos deixar um legado: reconhecer os talentos do Norte e criar caminhos para que o potencial criativo da região cruze fronteiras, contribuindo para enriquecer ainda mais a nossa cultura e fortalecer o desenvolvimento social de suas comunidades”, destaca Vânia Guil, Head do Instituto HEINEKEN.

Para John Oliveira, CEO da Favela Filmes, o início da primeira turma do Cri.Ativos em Belém é um marco para impulsionar o potencial dos jovens da região. “Estamos iniciando uma nova etapa dessa jornada incrível. O projeto já provou ser mais do que um curso, é uma oportunidade para esses jovens encontrarem um caminho que conecta teoria, prática e inovação, abrindo espaço para novas ideias ganharem vida. Em Belém, queremos levar o impacto do projeto ainda mais longe, alcançando e inspirando essa região de tanto potencial”, afirma.

“Levar o programa Cri.Ativos da Favela a Belém representa um passo estratégico para o fortalecimento das economias criativas das Juventudes na região Norte. Para a CUFA, investir em territórios periféricos é garantir sustentabilidade social e fomentar soluções baseadas na potência cultural desses espaços. Mais do que capacitar tecnicamente, o projeto promove autonomia, ativa o protagonismo e valoriza identidades, criando bases sólidas para um desenvolvimento contínuo e transformador” — Kalyne Lima, presidente da CUFA BRASIL.Participantes de edições anteriores destacam o potencial do projeto e reconhecem sua capacidade transformadora. Jussara Cerqueira, integrante da edição de 2025 (Bahia), compartilha que “participar do Cri.Ativos da Favela foi uma experiência sem igual. Me fez acreditar que é possível, mesmo diante de tantos desafios. Aprendi muito mais do que técnicas, me reconheci como artista e entendi como posso gerar valor a partir do meu talento”.

 

Sobre o curso

Com duração de dois meses intensivos, além de conteúdos complementares disponíveis na plataforma online por um ano, nesta edição Belém, a trilha formativa abordará Roteiro e Produção de Conteúdo JornalísticoIA aplicada ao audiovisual (pesquisa, captação e edição), Maquinária e Elétrica de setOperação de Câmera e Direção de Fotografia e Edição/Pós-Produção de Áudio e Vídeo, com foco em narrativas e coberturas conectadas à agenda da COP30. Durante toda a formação, os jovens contarão ainda com acompanhamento psicossocial e acesso a infraestrutura profissional, garantindo uma experiência prática e completa.

As inscrições estão abertas para pessoas entre 18 e 29 anos, moradoras da região de Belém. Para participar do programa, basta acessar o link: https://forms.gle/EjpkUNhzX4W65Ck66  e preencher o formulário até a data 27 de setembro de 2025.

O projeto Cri.Ativos da Favela conta com o apoio da prefeitura de Belém e reforça o compromisso de seus parceiros com iniciativas que promovem transformação social, inclusão e novas oportunidades para comunidades periféricas.

 Sobre o Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas – sendo 11 cervejarias e duas microcervejarias – além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).

Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin.

O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. Mais informações em www.heinekenbrasil.com.br e nos perfis da companhia no LinkedIn e Instagram.

 
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem