Estudo Cosmentology 2025 mostra que região também lidera cuidados odontológicos (75%) e tem os maiores índices de convicção no autocuidado masculino no Brasil
Enquanto no Norte e Centro-Oeste a preferência ainda recai sobre barbearias, indicando demanda por serviços especializados, o Nordeste se destaca pelo uso consistente de produtos e pela abertura a novas categorias de autocuidado. Em contraste, práticas mais invasivas, como intervenções estéticas e bronzeamento artificial, encontram maior resistência, sobretudo entre Baby Boomers e Geração X.
Outro dado relevante é o nível de convicção em relação ao autocuidado: 73% dos nordestinos declararam na pesquisa deste ano que já se preocupavam com o tema e intensificaram essa rotina, superando o Sudeste (64%), Sul (63%) e Centro-Oeste (59%). Essa adesão demonstra que, na região, a estética masculina está consolidada como parte da identidade cultural e de hábitos de consumo.
“O Nordeste apresenta um cenário estratégico para as marcas. É uma região onde os homens se mostram mais receptivos a produtos e dispostos a investir em cuidados contínuos. Isso representa uma oportunidade única de expansão, já que o consumidor nordestino associa autocuidado não apenas à estética, mas também à saúde e autoestima”, avalia Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma.
De acordo com o estudo, o mercado nacional caminha para um perfil de consumidor mais consciente e exigente, que busca personalização, diferenciação e sustentabilidade nos produtos. O Nordeste, com sua força cultural e crescente adesão ao autocuidado, deve assumir papel de destaque na redefinição desse novo cenário da beleza masculina no Brasil.
O estudo ouviu 1000 homens em todo o território nacional, entre os dias 22 e 29 de janeiro de 2025, com margem de erro de 3p.p, considerando nível de confiança de 95%.