Pular para o conteúdo principal

Irmãos recriam iguarias mexicanas e investem em boutique de franquias para expansão nacional

 Renato e Rodrigo Stoklosa começaram a marca Hermanito com foodtrucks itinerantes e abrem 72 franquias até o final do ano


Divulgação


O DNA de Renato e Rodrigo Stoklosa sempre foi empreendedor. Desde a adolescência em Joinville (SC), eles já participavam dos negócios da família, inclusive em uma escola de culinária de sua mãe, entusiasta da onda gastronômica da região, que os ajudou a promover o envolvimento com negócios de alimentação. Em 2015, eles encontraram uma forma de perpetuar o sobrenome em um novo segmento: fast-food de comida mexicana. E assim surgiu a Hermanito.

Após os estudos de mercado, eles chegaram a quatro produtos para serem fixos no cardápio do negócio: burrito, quesadillas, tacos e nachos. Baseados na iguaria oficial, notaram que precisavam adaptar os ingredientes ao paladar brasileiro. Neste processo, Renato, CEO da Hermanito, conta que um deles foi a pimenta.

“A pimenta é imprescindível em qualquer refeição no México, mas nem tanto no nosso país. Por isso, optamos por dar a decisão ao cliente de colocar ou não o tempero em seu prato”, explica. Ele complementa que a mesma coisa ocorre com coentro: uma pesquisa mostra que 60% da população não gosta dessa iguaria.

Entre 2015 e 2017, colocaram a operação para rodar em formato de foodtrucks que viajavam o Brasil atendendo clientes em eventos e confraternizações. Com a estruturação do negócio e conhecimento de marca, entenderam que pivotar o projeto para atuação em pontos fixos seria uma possibilidade.

“Antes de ter certeza que poderíamos lançar uma unidade física, aproveitamos a expertise com o supply chain, já que conseguimos atender 14 estados com os foodtrucks, e desenhamos o projeto de uma operação própria, iniciada em 2018. Implementamos o delivery, algo que não era muito comum na região e, em poucos meses, já tínhamos três operações de rua”, conta Renato. Entre 2018 e 2021, o faturamento foi de aproximadamente R$ 8 milhões.

O desafio, agora, era transformar o Hermanito em franquia. Aproveitando a localização no “vale do silício do franchising”, como é considerada a cidade de Joinville, eles encontraram a Force, uma boutique de expansão de franquias responsável pelas operações das franqueadoras Albert’s Famous, AH! Cucaria, Instituto dos Óculos, entre outras marcas.

A Hermanito, então, se desenvolveu em quatro formatos de franquia: Quiosco de até 7,5m², Tienda de 20 m², Salón de 40m² e Plaza de 70m². O valor inicial para investimento é de R$ 139 mil e retorno estimado entre 12 a 18 meses.

Os insumos da rede, desde a época dos foodtrucks, vêm de diversas partes do Brasil e do mundo. As proteínas, por exemplo, são produzidas em São Paulo (SP) e acompanhadas por um engenheiro de alimentos mexicano. As tortilhas vêm diretamente dos EUA, da maior empresa produtora do mundo. As pimentas são plantadas no México e defumadas no Texas. A empresa Martin Brower, maior operadora logística do mundo, está encarregada de centralizar todos os produtos e distribuir para a cadeia de franqueados.

A meta dos irmãos Stoklosa são agressivas. Eles querem tornar a Hermanito na maior rede de fast food de comida mexicana do Brasil e alcançar 72 unidades franqueadas. Em cinco anos, projetam ter mais de 250 unidades em todo o país.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Murilo Diniz conquista quarto lugar na Copa São Paulo Light de Kart neste sábado

Piloto de São Bernardo do Campo sobe ao pódio pela segunda vez na temporada A quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada neste sábado (4) no Kartódromo de Interlagos (SP) foi positiva para Murilo Diniz, da cidade de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, já que terminou em quarto lugar na classificação geral, pela categoria F4 Graduados B. Apesar das dificuldades para alcançar o melhor acerto do seu kart nas duas corridas, Diniz manteve a regularidade e somou 13 pontos, mesma pontuação que o terceiro colocado, perdendo o Top 3 somente por conta dos critérios de desempate. Este foi seu segundo pódio na temporada. “O final de semana foi desafiador, já que o Qualifying foi no mesmo dia das corridas. Cometi pequenos deslizes, em especial, na primeira corrida, mas mesmo assim tive um bom resultado. Alcançar o pódio pela segunda vez nesta temporada é uma conquista incrível. Obrigado a todos pelo apoio contínuo!”, disse Diniz, que tem o apoio de Lockagora Locação de Materiais para

LK lança "Não Quero Mais", parceira com Morenna

  O cantor e produtor musical apresenta o lovesong no mês dos namorados. Divulgação Em paralelo a carreira do trio de rap 3030, o cantor e produtor musical LK vem desenvolvendo seu trabalho solo e autoral. Nesta quinta-feira (23), ele apresenta a faixa “Não Quero Mais”, que chega em parceria com a cantora Morenna. A canção que fala de amor, aposta em uma estética do R&B dos anos 2000. Na letra, o enredo se passa por um relacionamento conturbado, com um casal bagunçado em sua relação: “A gente brinca com as duas versões, uma feminina e outra masculina. E na produção, a gente traz esse throwback dos anos 2000 flertando com o Rap e o R&B”. Confira:  https://ada.lnk.to/ naoqueromais   Produtor com trabalhos consagrados, LK é responsável pelo lançamento de Morenna na carreira musical. O artista foi quem produziu os primeiros lançamentos da cantora na extinta gravadora Novo Egito. Sobre LK Lk é um cantor e produtor nascido na Bahia, mas criado no Rio de Janeiro. Com uma carreira de m

Game fotográfico convida cariocas a retratarem mosaico da cidade no Instagram

Mureta da Urca - Tiago Petrik Museu do Amanhã - Tiago Petrik   Serão 20 temas sobre os quais os usuários poderão compartilhar no Instagram fotos que resultarão num livro colaborativo A Núcleo da Ideia e a RIOetc lançam no Instagram o projeto colaborativo “Urbegrafia – um mosaico visual do Rio”, para a construção de um mosaico visual da cidade a partir do olhar dos seus moradores. Uma espécie de game fotográfico, projeto que será finalizado com a edição de um livro.   Ao longo dos próximos cinco meses, a Urbegrafia vai celebrar a história, a natureza ímpar e o estilo de vida dos cariocas. E, numa construção coletiva – como afinal acontece com a própria cidade –, as imagens resultantes desta proposta vão traçar um panorama múltiplo e diverso. Duzentas imagens, de 20 temáticas, vão compor esse mosaico.   O Instagram será a praça onde essa interação vai acontecer. Os 20 temas serão apresentados no aplicativo, através de fotos. Qualquer pessoa conectada à plataforma poderá participar, u