Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a procura por imóveis de campo, montanha ou praia para locação por temporada tem aumentado, já que muitas famílias passaram a ficar mais tempo em casa para trabalhar, estudar e também descansar em segurança. Para isso, buscam espaços mais amplos, maiores do que os tradicionais quartos de hotel. Porém, nem sempre as experiências com locações pela internet são positivas.
E foi justamente ao identificar essa oportunidade de oferecer um atendimento completo a hóspedes, proprietários de imóveis avaliados em mais de R$ 1 milhão e corretores que nasceu a ideia de criar a WelHome no final de 2020 e iniciar as operações em julho de 2021, ainda na pandemia. Para isso, aproveitei minha experiência como arquiteta, com mais de 10 anos no mercado de incorporação imobiliária e de gestão de projetos e obras, para investir na área de tecnologia em gestão de imóveis e locação de temporada.
Ainda enfrentamos um grande desafio que é romper o modelo mental de que casas de férias que são alugadas ficam depreciadas ou que só quem está precisando de dinheiro é que coloca um imóvel para locação. Felizmente já estamos conseguindo mudar esse mindset em nossos clientes, que estão aproveitando a oportunidade de transformar patrimônios muitas vezes subutilizados em ativos financeiros sem ter gastos nem dores de cabeça.
Aliás, a ideia de que nossos clientes e parceiros tenham zero dor de cabeça é o que norteia o nosso modelo de negócio, chamado de “Full Service”. Isso porque oferecemos pacotes completos de serviços tanto para os proprietários de casas quanto hóspedes e corretores imobiliários, de acordo com suas necessidades. E por meio da nossa plataforma eles encontram tudo o que precisam para que o processo de locação de imóveis de temporada seja fácil, rápido e seguro.
Quando falamos da gestão completa da Residência, da Locação e Financeira, significa que cuidamos de tudo! Isso inclui, por exemplo, os processos burocráticos com logística, suporte e contabilidade, a comunicação e negociação com funcionários, prestadores de serviços, corretores, imobiliárias, plataformas de anúncios e hóspedes, a divulgação das propriedades e o controle do calendário em diversos sites de reservas.
Já que uma das nossas missões é ajudar os proprietários a enxergar seus imóveis de férias como investimentos geradores de receitas, assumimos integralmente a gestão dessas propriedades e seus custos fixos, incluindo gastos com condomínio, IPTU, água, energia elétrica, funcionários, seguro e cuidados com a manutenção preventiva.
E como o foco da WelHome está em também atender com excelência os hóspedes, a plataforma traz todas as facilidades para ajudá-los a escolher um local especial para descansar. Além de oferecer visita virtual para mostrar todos os espaços das casas antes da locação, temos equipes de atendimento e de manutenção à disposição durante a estadia para qualquer necessidade e oferecemos serviços exclusivos de concierge para personalizar a estadia, como babá, arrumadeira, cozinheira, chef de cozinha, DJ, sommelier e barman.
A WelHome também foi pensada para facilitar a vida dos corretores de imóveis e auxiliá-los a trabalhar de forma organizada e eficiente, sem custos adicionais. Para isso, a plataforma reúne os dados essenciais para as locações: informações de calendário, carteira de clientes e controle de comissões.
Ainda estamos no início da operação, mas é fácil visualizar que o mercado está extremamente aquecido e carente de soluções “full service” e com foco em experiências.
(*) Bruna Cabral é CEO da startup WelHome (welhome.com.br), graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e com MBA em Gestão de Negócios pela FIA, em SP
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